terça-feira, 24 de março de 2015

- Preparar o Futuro?

É tempo de selecção!

Com mais uma paragem nos campeonatos nacionais, é altura de nos focarmos nas seleções que jogam para se qualificar para o Europeu em França de 2016. Isto no nosso continente, enquanto na Ásia, África e América se preparam as suas competições internas. Focando no caso de Portugal, tão peculiares que somos...


Aspirava-se desde há uns meses numa profunda renovação. Os adeptos queriam ver caras novas na selecção de todos nós e tiveram... mas as caras eram repetidas e parecia que tinhamos voltado aos tempos do Mundial 2006. Fora de brincadeiras, a renovação (entrada de jovens) nunca é fácil, e não se podia esperar numa mudança brusca no elenco principal de Portugal. Queriam resultados, e esperavam que chegassem os jovens que brilhavam nos sub21. Mas aí poderia-se hipotecar as fortes esperanças de conquistarmos um título internacional com esta geração fantástica. Mas indo de encontro ao tema dos guarda-redes que é esse o que mais nos interessa...

Dos convocados para o embate contra a Sérvia, foram convocados os esperados Rui Patricio (Sporting) e Anthony Lopes (Lyon). Até aqui nenhuma novidade, mas o 3ºnome surpreende até o mais comum mortal: Hugo Ventura (Belenenses). Surpreende o mais comum adepto que não esteja atento ao trabalho do guardião. Mas apenas e só a esse...


Este crescendo de Hugo Ventura já se antevia desde o final da época passada no Rio Ave. Que fantásticas as exibições a quase fazer cair o Benfica nas diversas taças. Rubricou defesas de louvar e uma estabilidade de realçar. A sua maturidade e tudo o que se antevia quando apareceu no Porto, parecia estar de acordo com a realidade. Chegado ao Belenenses, encontrou um Matt Jones intocável. E actualmente, com a descida de forma do guardião inglês, aproveitou para agarrar a titularidade e nunca mais a largou. Culminou com este momento, de total reconhecimento por parte de Fernando Santos e a sua convocação. Um bom prémio e talvez se estreie na Selecção A no amigável frente a Cabo Verde.

Agora sobre a titularidade de Portugal... Quem deve de facto jogar frente à Sérvia?

Aqui seremos o mais racional possivel. É um facto que Anthony Lopes brilha num dos lideres de França, e que Patricio parece estar a perder a estabilidade que tanto alcançara na época passada, mas continua a ser o mais experiente nestas andanças. Anthony possui 0 internacionalizações e está alheio aos hábitos da Selecção Principal. É claro que quem possui qualidade, consegue adaptar-se facilmente, mas numa altura de decisões, será util mexer na baliza? É assim tão urgente?

Eu digo que não. E a isto ajudou de facto Beto estar lesionado. Ajudou porque parecia ser aquele que mais hipóteses tinha de dar a luta possivel a curto prazo a Patricio pela titularidade. Qualidade e experiência, e totalmente integrado neste grupo de trabalho. Mas é bom podermos estar a discutir isto, é sinal que existe qualidade. Defendo que Rui Patricio jogue contra a Sérvia, como também acho que Anthony (finalmente) se vai estrear no amigável dias depois.

Mas as surpresas pareciam não acabar nestes dias...

Marafona (Moreirense) foi convocado para o jogo com Cabo Verde!
E eis que novamente para os mais cépticos, o impensável aconteceu. Não que não fosse de antever, pois Fernando Santos já tinha observado o guardião do Moreirense, mas porque existe a mentalidade em Portugal que nenhum jogador de um clube dito "pequeno" pode aspirar a um lugar na Selecção. E engraçado ver que 3 dos 4 guardiões convocados estão em Portugal, e dois deles de clubes dos Não Grandes. Se Ventura viu o seu trabalho bem reconhecido e valorizado, dizemos o mesmo de Marafona num Moreirense que tem surpreendido tudo e todos com um trabalho de excelência na Liga Portuguesa.

Uma nota: De notar a ausência de Eduardo. Esta foi a grande surpresa, a não inclusão do guardião do Dinamo de Zagreb. Fernando Santos trouxe muitos jogadores experientes e esperava-se que um dos guardiões também o fosse. Mas o mister assim não entendeu, apesar do grande trabalho na Croácia.

- E o Futuro? Há esperança?

Esperança existirá sempre e existem bons guarda-redes para tomarem conta dos diversos escalões de Portugal com qualidade. Mario Felgueiras é um dos possiveis candidatos a uma futura convocatória e quem sabe Fernando Santos o estará a observar na Turquia... Mas sobre o futuro a longo prazo, fica para outra análise!

- Última Barreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário