Olheiro UB


9#Rastko Suljagic
(28 Julho, 2014)
 
O guardião sérvio de 19 anos, é uma das maiores promessas da sua idade no país e na Europa, e foi contratado por empréstimo pelo clube ucraniano Dnipro. Formado nas escolas do Estrela Vermelha, foi moldado pela escola alemã no clube de Estugarda.

Não foi convocado para o Europeu sub'19 pois Rajkovic é o eterno titular das camadas jovens do país, e Milinkovic que tem 17 anos apenas e teve assim um prémio depois de ser contratado ao Vojvodina pelo Manchester United. O primeiro tem sido a figura inclusivamente da selecção jovem, e ajudou à conquista do Europeu sub19 na época passada.

Sobre Suljagic... Com 1.91m e 19 anos, é uma das maiores promessas do Estugarda, e espera-se que com este empréstimo possa ganhar a maturidade necessária para chegar ao plantel principal do clube alemão. Bastante ágil e forte nas alturas, movimenta-se como poucos na área. Ao longo dos ultimos anos foi aprimorando os reflexos e movimentações, e actualmente é um guarda-redes seguro e com ainda grande margem de progressão.

No clube ucraniano vai competir com o veterano checo Laštůvka por um lugar na baliza. No nosso entender, tem capacidade para fazer no mínimo 10 jogos no campeonato ucraniano/Europa e assim evoluir mais do que se ficasse nos alemães como 3ºguarda-redes. Em competição, pode melhorar o que falta para aspirar a futuros lugares na selecção e relevância na Bundesliga.

Uma promessa sérvia, quando começam também a aparecer grandes guardiões para as balizas da mesma nacionalidade... Para chegar ao topo ainda vai ter que percorrer um longo caminho, mas com o trabalho que tem executado, é uma possibilidade forte.



8# Anthony Moris
(6 Junho, 2014) 

Anthony Moris, da promessa ao esquecimento, renascido pela Itália.

Nascido na Bélgica, tem 24 anos de momento. Foi internacional por diversas vezes pelas diversas selecções jovens do país. Optou quando chegou a sénior pela nacionalidade do seu pai - Luxemburgo - e por esse país agora brilha. Tem contrato com o Standard Liege, actual vice campeão belga, mas foi emprestado em Janeiro ao satélite Sint-Truiden. Neste clube não se conseguiu impor pelo já avançado estado do campeonato.

Teve de ser emprestado porque no Liege brilhava o titular do Japão, Kawashima, e porque continua a haver a esperança de se encontrar o Moris que tantas alegrias deu ao seu clube e país de origem. Entendido como uma das maiores promessas da Bélgica, não se conseguiu impor no Standard, tendo em 4 anos apenas feito 15 jogos. No entanto, e com a recente exibição contra Itália, o jovem ganhou ânimo e pode aspirar a ir mais longe.

Há uns dias Itália empatou contra o Luxemburgo por 1-1 num amigável de preparação para o Mundial'14. Sofreu um golo de cabeça de Marchisio sem hipóteses e a partir daí mostrou-se ao mundo. Cumpria apenas a segunda internacionalização pelo Luxemburgo, e deixou Balotelli, Pirlo e outras estrelas desapontadas com a sua exibição. Forte presença na baliza, reage com rapidez aos lances. Parte para cima do avançado e usa todo o corpo para defender. Quem assistiu a este jogo, deixou fortes elogios ao guardião.

Será que está de volta o Moris que deixava os belgas a sonhar com alguém maior na altura da sua formação? Esperemos para ver. Um bom nome a acompanhar brevemente na Qualificação para o Euro'16.


7# Paul Nardi 
(2 Junho, 2014)

Referenciado para o Mónaco, Nardi foi a desilusão de Toulon. A França, sua selecção, perdeu por uns expressivos 5-2 frente ao Brasil na final do torneio.

O guarda-redes que actua no Nancy e que esteve quase a subir de divisão foi uma das figuras da caminhada da sua equipa. Aparece ligado a vários clubes como PSG, Mónaco e clubes ingleses e neste torneio jovem não esteve no seu nível.

Apesar de ser portador de uma técnica apuradíssima e de voos espantosos, não é apenas disso que vive um guarda-redes. É instável no ar, tendo sofrido vários golos de canto na competição a ficar "a meio do caminho", de muita hesitação e instabilidade mental. Nardi mostrou também bastantes debilidades nas reposições com os pés, tendo inclusivamente "oferecido" lances de perigo ao adversário dessa maneira.

Um guarda-redes com bastante potencial que apenas não esteve no seu melhor na competição. Acompanhem-no que ele se estiver com a cabeça no lugar, pode agarrar as oportunidades que vai ter na vida.


6# Nuno Hidalgo
(28 Maio, 2014)

Nuno Hidalgo, 22 anos, e já uma longa história e curriculo.

Começou a sua carreira de formaçao no Sporting e no Torreense, onde cresceu e aprendeu tudo o que conseguiu. Foi no clube de Torres Vedras que se estreou como sénior também, mas a sua qualidade veio ao de cima mais recentemente como explicaremos.

Antes de ser emprestado ao Malveira, e ainda com os seus 18/19 anos de idade, entra também com uma carreira no Futebol de Praia. Estreou-se na modalidade pelo Sporting, tendo perdido o campeonato para o Vitória de Guimaraes. Jogou pouco, pois o titular era Graça, titular também da selecçao e acabado de ser considerado um dos melhores do mundo na posiçao. No Belenenses, e depois duma época ao serviço do Malveira em Futebol, começou a pisar mais os areais tendo jogado todos os jogos e onde foi campeao nacional juntamente com Jordan, Marinho e Coimbra, nomes sonantes do panorama nacional da modalidade. Aqui começou a sua vida internacional. Já treinava com a Selecçao Nacional de Futebol de Praia desde os tempos do Sporting, mas passou a ser chamado regularmente, tendo efectuado a sua estreia internacional com apenas 20 anos. Desde que entrou, nunca mais saiu e justamente. Com este historial, e quando se fazia prever que o seu futuro passaria pelo areal, começa a mostrar a todos a sua qualidade e apetencias no relvado.

Esta época, 2013/2014, pode ser a sua época de sonho. Foi campeao no Braga em Futebol de Praia na época passada, depois do final da época de regresso ao Torreense, e irá estar presente na maior competiçao de clubes da Modalidade em Itália daqui a pouco tempo. Mas antes temos ainda de destacar o seu percurso nos relvados nacionais, mais concretamente no Campeonato Nacional de Seniores. Começou esta época do Loures e a meio da época saiu para o Benfica de Castelo Branco. Quando saiu do clube lisboeta, a equipa era a melhor defesa da série. Chegou à equipa de Castelo Branco e nesta fase de apuramento para a 2ºLiga foi a melhor defesa de novo. Nao conseguiram o apuramento directo para a 2ºmaior competiçao em Portugal, mas ainda vao ter uma hipotese. Vao jogar dias 1 e 8 de Junho contra o Vitória de Guimaraes B na luta pelo ultimo lugar de subida. Grande jogo em perspectiva, com duas grandes equipas que prometem um grande espectaculo. Aconselho a verem esta eliminatória quem estiver por perto.

Apesar de ter uma estatura tida como "baixa" para os estereotipo de guarda-redes, nao parece em campo ser frágil. Luta por cada lance como se fosse o último e lidera como poucos as suas defesas apesar de tenra idade. Ágil, rápido e de fácil reposiçao com os pés e maos, tanto consegue corresponder a um jogo mais directo como um jogo de posse. Nao se aflige com a bola nos seus pés e decide sempre bem. Apresenta uma maturidade dentro da área notável e faz os deslocamentos sempre de forma acertada. Grande potencial, merece maiores voos a nivel nacional.


Um video de defesas no Torreense: http://www.youtube.com/watch?v=WEWvKOvs7Z0 

5# Dimitrievski
(23 Maio, 2014) 


Decorre de momento o jogo de qualificação para o Europeu em Sub21 e Portugal apesar do domínio avassalador, continua com o nulo na Macedónia muito por culpa de Dimitrievski.

O guardião macedónio nos ultimos 15 minutos do jogo, fez 4 defesas espectaculares a segurar o nulo. Defendeu um penalty de Esgaio e a sua recarga, defendeu um pontapé de bicicleta à "queima roupa" de Ricardo e ainda fez uma saída arrojado ao final da área defendendo a dois tempos.

Boa capacidade do guarda-redes do Granada, parecendo estar disponivel a dar o corpo às balas numa defesa má da sua selecção e assim mostrar-se para o mundo.

Vamos ver se aguenta o nulo, apesar de ser dificil. Até ao momento esteve top - 5/5 !



4# Jeronimo Rulli
(20 Maio, 2014)

Talento nas redes argentinas, já não era sem tempo!

Um país com uma qualidade técnica e atacante como existe pouco no mundo, e tem estado numa travessia do deserto em relação a guarda-redes. Falamos agora de Jeronimo Rulli. Com 1.89m e 22 anos (feitos hoje), é o actual titular dos Estudiantes que terminaram o Torneio Final com a melhor defesa, longe dos demais (11 sofridos em 19 jogos) e é uma das maiores promessas do país.

Poucos são aqueles que ousam sair com rapidez aos pés do avançado de uma forma elegante e com todos os membros do corpo activos. Guarda-redes que se veste à antiga com calças, e joga como gente grande apesar da tenra idade. Fruto da sua irreverência, é bastante ágil e não hesita em lançar-se para cima do avançado. Defende de uma forma espectacular entre os postes movimentando-se como poucos. Ainda é pouco autoritário pelo ar, mas tem tempo para melhorar. Forte nas reposições com os pés e mãos, coloca a bola onde quer para a equipa sair com a bola controlada para um ataque organizado.

Já tem estado fantástico nesta campanha do seu clube no Torneio Final, onde foi dos maiores destaques. Um guarda-redes a acompanhar.


3# Tiago Sá
(13 Abril, 2014)

Tiago Sá, está a brilhar nos campeonatos portugueses. Tem já 16 jogos pelos seniores do Braga B, e 6 jogos na fase final de juniores onde está em 2ºlugar em luta pelo titulo com o Benfica. Tem ainda idade de junior (ano 1995) e apresenta-se como uma das maiores promessas portuguesas tendo sido já referenciado para o Atlético de Madrid. Tem sido preponderante na luta fantástica do Braga pelo titulo de Juniores participando em 5 vitórias e 1 empate. É um guarda-redes muito confiante apesar da sua juventude, e isso tem sido muito apreciado pela estrutura bracarense.

Hoje, através de relatos de um seguidor, teve uma boa prestação ao serviço do Braga B com o Leixões, tendo apenas sofrido de penalty que ditou o resultado final de 1-0. É muito confiante, ágil e com boa presença, caracteristicas marcantes e normais num guarda-redes português. Com mais minutos de jogo poderá ter um papel importante no futebol português, seja em selecções jovens ou na 2ºliga no curto prazo. É também de referir que é internacional sub19 por Portugal e vai participar com toda a certeza na baliza, no Europeu a realizar no Verão. É um bom momento para o observarem.


2#Wellenreuther
(12 Abril, 2014)

Wellenreuther , Próximo Manuel Neuer?

Ontem, deu-se o encontro do Schalke 04 - Barcelona, de maneira a apurar o finalista que irá defrontar na segunda feira o Benfica. Num jogo de sentido único, o jovem alemão de 18 anos foi o destaque do encontro. A promessa no seu estilo, faz lembrar Neuer quando actuava no S04. Irreverente, pouco ortodoxo, rápido e ágil. Uma forte presença na baliza e em cruzamentos não facilita. Fez uma mão cheia de defesas complicadas que adiaram ao máximo a vitória dos espanhois. De referir ainda, que fez menos jogos que o outro guarda-redes, mas fez os mais "dificeis" e importantes. Jogou duas vezes contra o Chelsea, uma para a fase de grupos e outra para os quartos de final, e ontem jogou também a meia final.



1# Lukáš Hrádecký
(8 Abril, 2014) 


Lukáš Hrádecký, é deste jovem nascido na Eslováquia mas internacional pela Finlândia que irei falar agora. Possui uma envergadura já assinalável (1.87m) e foi formado no TPS, clube finlandês. Foi chamado pelo Esbjerg fB em 2009, clube onde começou-se a mostrar para o mundo do futebol onde viu o seu trabalho ser reconhecido com diversos prémios. Desde esta época que joga no Brondby , clube também dinamarquês. Já conta com 15 internacionalizações pela selecção principal da Finlândia, e é visto como um dos futuros craques do país.

Devem-se estar a perguntar, porque estarei eu a falar deste guarda-redes e onde o vi a jogar... A resposta é simples. O Brondby recebia este domingo o rival e ex clube do guardião Esbjerg fB. A equipa da casa acabaria por ganhar contra a expectativa de todos, não pelo lugar que ocupavam na classificação, mas sim pela forma como o encontro decorreu. Lukas foi obrigado a fazer inumeras defesas, deixando toda a falange de apoio da equipa visitante em desespero. Este desespero teve o seu auge no momento em que defende um penalty nos ultimos minutos de jogo. O ex jogador do Esbjerg fB acabaria por ser o homem do encontro, num jogo em que a sua equipa nada produziu para sair de campo com a vitória.

Foi uma bela surpresa ter encontrado este talento num país com uma liga teoricamente mais limitada, onde o Aalborg está-se a intrometer num dominio recente do Copenhaga. De referir ainda que o Brondby com esta vitória, cimentou a sua vantagem sobre o Esbjerg fB para 6 pontos, no ultimo lugar que dá acesso a uma competição europeia.




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário