sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Resumo Liga Europa!

Como correu a 1ºmão dos 16avos de Final na Liga Europa no que toca aos guarda-redes?

Numa tarde/noite com embates interessantes, focamo-nos em completo no Wolfsburgo 2-0 Sporting, PSV 0-1 Zenit, Young Boys 1-4 Everton. Isto nos jogos das 6 da tarde.

No jogo na Alemanha, estávamos ansiosos por ver à recuperação de Rui Patricio após toda a semana polémica em Portugal, e também porque o seu score perante alemães não era o mais favorável. Rubricou uma exibição fantástica, evitando um avolumar do resultado. Do outro lado, estava o experiente Benaglio. Se colectivamente atravessa um grande momento, já em termos individuais tem deixado a desejar. Principalmente porque no fim-de-semana teve interferência directa em alguns golos do Leverkusen. Neste jogo teve muito pouco trabalho, apenas dar uma nota negativa num cruzamento aparentemente "fácil" em que deu hipótese ao adversário de tentar algo mais após largar para a frente. Nota positiva para os dois guarda-redes.  

Na Holanda, num dos jogos mais apelativos da tarde, defrontavam-se os lideres indiscutiveis dos campeonatos holandês e russo respectivamente. Escolhemos este embate por se tratarem de dois jovens na baliza com enorme talento e também por terem muito a provar em contexto europeu. Zoet do lado da equipa da casa, e Lodygin dos visitantes. O maior destaque tem de ser dado ao guardião russo, que no ínicio do jogo fez uma gigante defesa a um cabeceamento dum central holandês, que evitou desde aí um desbloquear do marcador. De um nivel técnico elevado, conseguiu evitar o golo do adversário. Desde ai foi um jogo com uma toada lenta, e os guarda-redes deixaram de ser destaque, apenas em acções normais sem grande dificuldade. Destacamos ainda a escola holandesa em Zoet, que era o primeiro organizador do futebol organizado do PSV, transmitindo muita calma cada vez que intervinha com os pés. Não tem culpa no golo de Hulk, e o jogo esfriou após o mesmo e acabou em 1-0 para os russos, levando uma vantagem preciosa para a Russia. Nota positiva para os dois guarda-redes.

O outro jogo escolhido não era o melhor para o comum adepto de Futebol, mas estavamos curiosos para ver a forma de Howard pelo lado do Everton e para averiguar o porquê de se falar tanto do guardião camaronês dos suiços do Young Boys - Mvogo. O jogo começou mal para os favoritos ingleses, com um fantástico golo fora da área, deixando o norte-americano a tentar perceber como é que foi tão perfeito tal remate. O Everton de imediato subiu as linhas e após uma tentativa ao poste no inicio do jogo, conseguiu um lance de golo, com dois remates muito bem defendidos por Mvogo. Começava a entender os elogios na imprensa suiça ao guardião - pensava eu. Logo a seguir sofre o primeiro de três golos de Lukaku, em que num cabeceamento da zona de penalty, conseguiu tocar na bola mas não deu a "palmada" com força suficiente e acabaria por entrar. Começou aí o pesadelo para o guardião. Sofreu até ao intervalo mais dois golos, em fora-de-jogo ambos, em que num deixa um cruzamento rasteiro passar por entre as suas pernas e no outro dá a palmada para o exacto local onde estava o adversário para encostar. Na segunda parte, Howard brilhou por diversas vezes, e o 4-1 apareceu num contra-ataque bem desenhado, e no 1x1 Lukaku não perdoou. A acção técnica de Mvogo foi a ideal mas o mérito para o golo foi do avançado belga. Acabaria por ficar 4-1. Damos nota positiva aos dois guarda-redes, mesmo que Mvogo tecnicamente tenha falhado em alguns golos, pouco mais podia fazer perante uma defesa tão frágil e com tanta eficácia dos ingleses.

Nos restantes jogos que não visualizamos, pouco interesse tiveram para análise da nossa parte.

Nos jogos agora das 20h, em grandes duelos, temos de destacar Cillessen, que fez 20 minutos de ouro a evitar o golo a Orlando Sá e companhia por diversas vezes e com nota de dificuldade elevada. Manteve para si mesmo o 1-0 e o Ajax conseguiu não sofrer golos em sua casa graças ao guardião holandês. Depois nota negativa para Craig Gordon no Celtic 3-3 Inter, em que nos três golos parece mal batido, sendo que no último tem culpa directa no golo de Palacio. Nota muito negativa para um guardião que apreciamos bastante e tem estado num grande momento.

No entanto em dois jogos que parecia que os guarda-redes não iriam ser os protagonistas, foi daí que vieram os maiores espectáculos na baliza. Falamos de Proto e Gabulov no Anderlecht 0-0 Dinamo Moscovo, e de Asenjo e Gulasci no Villarreal 2-1 Salzburg. Em grande que estiveram os guardiões, principalmente das equipas visitantes! Noutro jogo onde os dois guardiões tiveram fantásticos foi no Liverpool 1-0 Besiktas, em que Mignolet a defesa no 1x1 perante Ba conseguiu evitar o 0-1, e Gonen esteve muito bem, sofrendo apenas de penalty.

Notas positivas também para Lossl no Guimgamp, Lloris (Tottenham) e Tatarusanu (Fiorentina) que estiveram em grande nos seus jogos.

Em suma, foi uma noite agradável de assistir no que toca aos guarda-redes em que no geral tiveram actuações competentes e muitas delas decisivas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário