Análises Portugal

 25 Março, 2014

"A MURALHA VIVE EM GUIMARÃES"

Douglas
Idade: 31 anos
Altura: 188cm
Peso: 80kg
Nacionalidade: Brasileira
Clube actual: Vitória SC

Em homenagem aos vitorianos que seguem a página e porque o guarda-redes em questão já merecia uma análise, eis que surge aqui em A Última Barreira Douglas de Jesus.

Conhecido actualmente pelas grandes prestações ao serviço do Vitória SC (Para os mais cépticos , o Vitória de Guimarães), andou muitos anos pelo Brasil tendo chegado tarde à Europa. Representou antes de ingressar o clube português, os clubes: Botafogo-SP, Iraty, Olimpia, Sertãozinho, Santos e Ipatinga. Chegou a Portugal em 2010/2011 mas tardou em ganhar destaque. O Vitória SC navegava em marés tranquilas no que dizia respeito aos guarda-redes, tendo como titularissimo o conhecido por todos Nilson. Era rápido, ágil, seguro e tinha fortes reposições seja com o pé ou com a mão. Era muito querido no seio vitoriano e só quando abandonou a equipa, há exactamente duas épocas, é que se pôde abrir espaço a outros poderem brilhar. Nunca os adeptos de Guimarães pensaram ter uma sucessão com tanto brilhantismo e facilidade como a da titularidade de Douglas. Desde cedo que impressionava pela sua postura, garra, agilidade e por ser o raro momento que desapontava. Ganhou a titularidade até aos dias de hoje e é por estas alturas falado que podia ser um bom reforço para o Sporting CP.

Como já referenciado anteriormente, a principal caracteristica que vejo em Douglas é o seu jogo de pés (movimentação dentro dos postes) e uma técnica muito forte. Consegue encher a baliza de tal forma que é complicado alguém conseguir marcar-lhe com remates seja fora da área, seja no 1x1. É-lhe inata a capacidade de liderança e isso transparece com uma segurança extraordinário, numa defesa que apesar de possuir qualidade, ainda é muito jovem. É um guarda-redes muito ágil e rápido, conseguindo sair com facilidade e acerto ao final da área para aliviar com os pés. São tidos como pontos fracos para alguns, o seu timing de saídas pelo ar a cruzamentos e as reposições de bola com os pés.

Terá Douglas ainda a idade certa e capacidade para dar um salto qualitativo na sua carreira, ou o seu tempo já se esgotou?


20 Fevereiro, 2014

"O ADULTO EM TERRA DE BEBÉS"

José Chastre
21 anos
1,86 m
77 kg
Clube actual: Leixões Sport Club

Época 2012/2013, o Leixões lutava pela subida até às últimas jornadas com o Arouca. Na sua baliza estava Rui Sacramento , guarda-redes menos batido da competição. No banco (muitas vezes na bancada) estava Chastre, 19anos, aprendendo a cada treino, ganhando confiança e visualizando uma baliza que no futuro seria certamente sua. A verdade é que não fez qualquer minuto na época mas a precoce eliminação da equipa de Matosinhos das taças nacionais não o permitiu.

Na presente época no entanto, tudo mudou. Com a saída de Sacramento, precisamente para Arouca, foi Jorge Baptista que chegou, guarda-redes experiente que já tinha tido uma passagem fugaz por Matosinhos, na época 2007/2008. Tal como em 2007, Baptista nunca foi consensual entre os adeptos do Leixões e desde a pré-época que se pedia a titularidade para Chastre.

Apesar de ser um treinador conhecido por apostar nos jovens, Pedro Correia optou pornão lançar de imediato o jovem guarda-redes, dando-lhe no entanto a titularidade nas Taças, tendo o Leixões chegado a Janeiro ainda em ambas (Taça de Portugal e Taça da Liga), conseguindo mesmo eliminar duma delas o primidivisionário Vitória SC, de resto com uma grande exibição o guarda-redes de 20 anos. Foi também em Janeiro que agarrou a titularidade nos jogos para a Liga e nem uma expulsão na estreia retirou confiança ao treinador.

Ágil entre os postes e seguro fora deles, transmite confiança a uns adeptos que nos primeiros seis meses de época quase não a tiveram. Apesar dos seus 21 anos (feitos recentemente), não tem receio de comandar a defesa e corrigi-la quando acha que deve fazê-lo. Apesar de alguma inexperiência, fruto da sua tenra
idade, sabe quando 'congelar' o jogo, permitindo à sua equipa reagrupar-se em campo. Peca apenas nas reposições de bola com os pés, o que no futebol moderno começa a ser algo importante. Não é algo que preocupe muito já que com o tempo pode ser trabalhado nesse aspecto.

Será o guardião das balizas leixonenses por muitos anos? Será vendido ao desbarato aos rivais? Irá para a 1ª Liga? O que reserva o futuro a este jovem?



16 Fevereiro, 2014


" ÚLTIMO PASSO : MUNDIAL NO BRASIL? "

Ricardo

31 anos
1,90 m
84 kg
Clube actual: Académica

Há guarda-redes que se mostram tardiamente e este é um desses casos. Ricardo apesar de conhecido pelos conhecedores da 2ºliga quando actuava no Varzim, deu o salto para a 1ºliga há cerca de 7 anos para os "Estudantes" mas apenas nos últimos 2/3 anos é que tem ganho protagonismo e relevância assumindo as redes da Briosa. Tem sido praticamente totalista nas épocas após ter assumido a baliza pela primeira vez, e tem-se destacado ao ponto de se falar que pode ser o numero 3 da Selecção Nacional, ficando apenas atrás do Patricio e do Beto ultrapassando mesmo o Eduardo. Marcou a sua posição no panorama nacional à partir da conquista da Taça de Portugal contra o Sporting, onde nessa caminhada esteve exímio sempre. É detentor dum recorde nacional de penaltys defendidos em tempo corrido e muitos deles sendo decisivos tanto em Taças ou Campeonato. Tem mostrado uma apetência especial para os jogos contra os grandes, onde esta época foi decisivo na vitória contra o FC Porto e no empate em Alvalade. Nos tempos mais recentes foi responsável principal pela eliminação na Taça de Portugal contra o Rio Ave onde numa má saída fora da área aliviou para o jogador adversário. Mas nem esse mau momento estraga a sua carreira brilhante destas recentes temporadas.

Seguro, calmo, ágil e flexivel sao as suas caracteristicas mais assinaláveis. É, como já referi em cima, um especialista na defesa de penaltys tendo uma eficácia notável acima dos 40%. O seu posicionamento, tempo de saída aos cruzamentos e fora da área sao muito bons. Um guarda-redes calculista e que pensa bem o jogo, é rara a vez que arrisca sem ter a certeza que irá ter eficácia. Apesar de arriscar pouco a saída dos postes, quando o faz é de maneira acertada. Sabe quando temporizar e "meter gelo" no jogo de forma à sua sua equipa se recompor fisicamente e psicologicamente dentro de campo.

Assim sendo, será que apesar da idade mais assinalável e das prestações no campeonato, tem o perfil para pertencer à convocatória para o Mundial deste ano ?

 8 Fevereiro, 2014

"SERÁ APENAS FEITO DE ENGATES?"

Adriano Facchini
30 anos
187 cm
78 kg
Clube actual: Gil Vicente

Conhecido por poucas pessoas quando chegou a Portugal, mas nos anos seguintes tem vindo a ganhar destaque dentro do país e já se questiona se merece voos maiores. Foi formado nas escolas do Santos (Brasil), mas desde que é senior andou por muitos clubes brasileiros e chegou a Portugal graças à contratação por parte do União da Madeira. Ganhou visibilidade com as suas exibições e daí chegou ao Gil Vicente na época que regressou à 1ºLiga Portuguesa. Começou duma forma intermitente, com uma média alta de golos sofridos, apesar da pouca culpa nesse parâmetro. Nas últimas duas épocas, tem vindo a crescer ao ponto de ser unânime por todos os conhecedores do nosso futebol, que tem muito valor. Ganhou maior nome depois das exibições contra o Benfica (duas vezes no campeonato e na Taça da Liga), onde protagonizou defesas ditas "impossiveis" e até com dois penaltys defendidos.

Tem um estilo muito pouco ortodoxo, mas apesar disso, é dificil de ser batido pelos seus reflexos, velocidade e eficácia, caracteristicas essenciais num clube de gama média/baixa do campeonato como o português. Apresenta-se sempre bem em situações de um para zero, em que executa normalmente bem a dita "mancha" tapando o ângulo ao adversário. Estas tem sido essenciais na sua carreira recente e tem grande parte de responsabilidade na concretização dos objectivos do seu clube. As suas características fortes são estas, mas não sabemos como seriam num clube com outras ambições. Tendo em conta o contexto em que está inserido, apresenta-se de uma forma razoável no jogo de pés/mãos e não compromete nas saídas fora dos postes.

Merecerá Adriano uma oportunidade noutro clube com objectivos, por exemplo, europeus em vez de manutenção?


31 Janeiro, 2014

"DAR DOIS PASSOS ATRÁS, PARA SEGUIR EM FRENTE"

Coelho
29 anos
178 cm
76 kg
Clube actual: Penafiel

Nasceu para o futebol profissional no Paços de Ferreira, mas foi esta época no Penafiel que ganhou uma nova vida. Na capital do Móvel, nos últimos anos, andava tapado pelo Peçanha e pelo Cássio e nunca se conseguiu assumir como o titular. Andou emprestado várias vezes ao Nelas, Rebordosa, e Belenenses. Na época passada o seu clube actual contratou-o em definitivo, e a partir daí, tem ganho confiança até ao patamar de qualidade de hoje. Na sua época de estreia fez praticamente todos os jogos e apresentou-se num bom nivel, mas com a melhoria do clube nortenho esta temporada, a sua consistência melhorou muito. Tem um numero impressionante de 16 sofridos em 27 jogos, sendo o jogador da 2ºliga com mais minutos efectuados. A sua equipa teve no inicio da temporada uma espectacular senda de jogos sem sofrer golos, em que voltou a ser falado na comunicação social.

Era considerado por muitos um guarda-redes tipico de "engate" mas este ano tem tido um registo totalmente graças ao modelo de jogo e prestação da sua equipa na Liga. Com uma equipa mais "defensiva" , a segurança, posicionamento, calma e consistência têm sido as suas caracteristicas principais e que ajudam à prestação defensiva do Penafiel. Tem grande sentido posicional, e é seguro dentro e fora dos postes apesar da considerada baixa estatura. Compensa não ser imponente fisicamente, com um grande jogo de pés e reflexos.

Será o Coelho um guarda-redes para estar na 2ºLiga, ou merece maiores voos , como por exemplo na Liga Principal?

 
 31 Janeiro, 2014

"O PROBLEMA EM SER PORTUGUÊS"

José Sá
21 anos
192 cm
84 kg
Clube Actual : Maritimo

Este jovem apareceu na alta roda do futebol nacional muito recentemente, tendo como primeira experiência mais "a sério" nos Juniores do Benfica. Não teve sucesso nesse tempo e foi contratado pelo Maritimo, onde ainda ia cumprir uma época nos Juniores. Começou a ser aposta na equipa secundária dos verde rubros onde ganhou estatuto tendo como objectivos concretizados a permanência no plantel A e ida à selecção nacional jovem. Graças à saída do Salin e brilhante prestação no Mundial de seleções de sub20 na época transata, teve a sua oportunidade na equipa principal tendo até ao momento realizado 13 jogos e sofrido 10 golos. É adorado pelos adeptos por finalmente terem um guarda-redes com nivel e com a nacionalidade portuguesa, mas não tão amado pelos que dirigem. Esta época começou a titular e por vezes era relegado para o banco em detrimento do Leoni e Wellington. Ganhou o seu espaço após a desilusão dos adeptos pela saída chocante no Verão do seu guardião titular Salin, mas o dia de hoje trouxe uma "má noticia". O francês voltou ao clube e saltou logo para a convocatória para o jogo contra o Porto e o português vai para a bancada.

Possui uma técnica muito forte dentro dos postes, tendo grandes reflexos e velocidade. Um guarda-redes que precisa de confiança para estar no seu topo de forma. Ainda é muito débil e instável na saída a cruzamentos sendo um forte handicap. Com a sua estatura devia ser mais imperial fora da baliza, mas com a experiência chegará com certeza ao sucesso. Tem de melhorar o jogo de pés, caracteristica essencial num guarda-redes moderno. Vê-se no entanto que tem as componentes habituais num guarda-redes português, e como tal, precisa apenas de tempo para amadurecer.

Será que a vinda do Salin para os Barreiros depois da experiência falhada no Rio Ave, irá afectar o crescimento desta jovem esperança nacional?



 21 Janeiro, 2014

 
SABER SER O "NÚMERO 2.

Marcelo Boeck
29 anos
190 cm
89 kg

Clube actual: Sporting CP

O brasileiro Marcelo sempre foi um jogador fiel e possui de caracteristicas quase raras num jogador profissional. Formado no Internacional de Porto Alegre, embarcou numa aventura para a Europa há cerca de 6 anos, mais concretamente para o Maritimo. Depois de nos primeiros dois anos no clube não terem sido felizes, a época 10/11 mudou o rumo da sua carreira. Nessa época assumiu as redes do Maritimo, onde foi totalista e com exibições que o fez aspirar a um novo patamar. Impressionou pela sua segurança e carisma e isso levou-o a ser contratado pelo Sporting. Foi considerado dos melhores guarda-redes que já passou pelos Verde-Rubros, pela sua técnica e a forma como lidava com os adeptos. Chegado ao Sporting, encontrou o melhor guarda-redes português, o capitão e o jogador mais adorado pelos sportinguistas. Tinha de saber esperar para chegar à possivel titularidade do clube leonino e até ao dia de hoje, ainda não atingiu o posto, mas é um suplente de luxo. Existem guarda-redes que se destacam graças a outros atributos e este é um desses casos. Marcelo é dos jogadores que mais apoia o colega, é aquele que parecer sentir o clube como se fosse seu desde o nascimento e é aquele que nunca exigiu sair do clube por estar tapado. Vê-se assim a atitude de um Homem, neste caso dentro do mundo do Futebol. E graças a isto, é também um dos favoritos das bancadas de Alvalade, pelo grande profissional que é.

Marcelo Boeck vem na sequência das anteriores análises, mas desta vez com uma componente ligeiramente diferente. Apesar de ser muito seguro, possuir grandes reflexos, estas não são as suas qualidades distintivas dos demais. É a sua humanidade, saber estar, ser um profissional que apenas quer ajudar o clube, seja em campo ou fora dele. Ele sabe que o seu momento está a chegar e por isso, todas as propostas para sair do clube, são recusadas pelo seu desejo de representar as cores do seu clube actual.

Será este o ideal sucessor após uma eventual saída do Rui Patricio, ou deve ser contratado outro guarda-redes?

 

20 Janeiro, 2014

À ESPERA DO MOMENTO CERTO

Fabiano Freitas
25 anos
197 cm
91 kg
Clube actual: FC Porto

Vindo do Brasil para o Olhanense, a sua subida foi meteórica desde então. Um dos seus primeiros jogos pela camisola dos algarvios foi em Alvalade numa exibição que recordará para o resto da sua carreira. O guardião começou instável num dia atipico para a prática do futebol, e estava inseguro. Um momento curioso foi quando decidiu mudar de luvas aos 20 e poucos minutos e a partir daí a segurança voltou como se fosse culpa exclusiva das luvas. A partir desse jogo embalou para uma época de estreia em Portugal bem conseguida que o fez ser contratado pelo FC Porto. A partir daí, e com a venda do Bracalli, começou-se a afirmar como o número dois dos azuis e brancos e foi evoluindo na equipa B e jogando apenas nas taças. Na época transata o seu ponto mais alto foi a final da Taça da Liga, em que fez uma exibição muito adulta mas mesmo assim não tinha sido o suficiente para levar a taça para casa. Esta época com as noticias das possiveis saídas do actual titular, tem-se afirmando e está apenas à espera do seu momento para se afirmar definitivamente como o número 1.

Tem uma estampa fisica impressionante, como poucos no mundo do futebol apresentam. Com quase dois metros, alia a isso, uma forte técnica com bastantes reflexos e agilidade. Com quase dois metros é comum pensar-se: "Que trolha, que poste, esse moço não se mexe" , mas ainda existem (raros) casos a contrariar este estereótipo. Possui braços muito compridos e usa-os para fazer a "mancha" duma forma eficaz e intimidadora para o avançado. Não tem uma caracteristica mais vincada e que sobressaia de outras, mas possui grande sentido posicional, sai-se bem a cruzamentos e é forte dentro dos postes tal como no 1x1 onde é rápido na abordagem ao lance. Surpreende também, pela sua tomada de decisão que é anormalmente boa para alguém que andou sempre em clubes ditos "pequenos" até chegar ao melhor clube de Portugal da actualidade. Com isto tudo, está numa equipa que pode vingar durante muitos e consecutivos anos, desde que tenha a humildade necessária. Como a selecção brasileira tem estado com guarda-redes muito instáveis e em clubes onde a visibilidade não é muita, pode ter aqui um bom guardião para as suas redes num futuro próximo



 20 Janeiro, 2014

EM BUSCA DA SEGURANÇA PERDIDA

Jan Oblak
21 anos
188cm
77kg
Clube actual: SL Benfica
Internacional pela Eslovénia

Dotado de um porte fisico notável, possui as caracteristicas normais dum guarda-redes com a escola de Leste, principalmente no fisico. Mas o que o distingue dos demais, é a sua capacidade mental e consistência. Tem características que o aproximam do Cech quando apareceu na alta roda do Futebol. Bom de mãos, seguro, sentido de posicionamento impressionante e ainda aliado a uma boa elasticidade. No clube português tem impressionado pela capacidade em sair a cruzamentos. Como jogador que aparenta ser calmo em tudo o que faz, tem feito de tudo para errar o menos possivel. Confia muito em si ao ponto de defender muito perto da baliza e arrisca muito pouco sair-se no 1x1 frente ao avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário